quarta-feira, 28 de abril de 2010

Forno de Adobes

A construção da casa no mirante continua a todo vapor! Logo vamos começar a levantar as paredes e a primeira fiada vai precisar de adobes queimados. Por isso o Christian, nosso especialista em cerâmicas, construiu um forno.


Primeiro alguns adobes foram empilhados com espaço suficiente para que as brasas se acumulem entre eles. Em cima deles foram colocados outros, dessa vez mais juntos. Uma pilha com cento e cinquenta adobes foi montada no interior do forno.

















Em seguida subimos as paredes, simplesmente empilhando os adobes. Até a porta foi feita só com a amarração dos tijolos. São por volta de duzentos adobes nas paredes que também foram queimados com o forno aceso. Por fim telhas inteiras e quebradas foram apoiadas por cima de tudo.















Foram quase vinte horas de lenha queimando. Mas são muitos adobes grandes e maciços e a temperatura não é uniforme no interior do forno. Por isso amanhã um segundo forno vai ser feito nos mesmos moldes, mas menor, para uma segunda queima dos tijolos que ainda estiverem crús.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Shiitake no TIBÁ

O pau-formiga detrás do galpão chegou ao fim de seu ciclo quando foi confrontado com uma moto-serra. Tudo faz parte do nosso manejo florestal dessa mata que nasceu junto com o TIBÁ.

Mas nada é perdido! O tronco da árvore foi cortado em vinte toras com um metro de comprimento e inoculado com Shiitake.

Primeiro as toras foram furadas com uma broca específica e logo em seguida enchemos esses buracos com a "semente" de Shiitake.

Usamos um inoculador manual e "sementes" compradas durante um curso de cultivo de Shiitake na fazenda Guirra.


Depois cobrimos os furos com uma mistura de parafina derretida e breu, para proteger o fungo do contato com o ambiente externo enquanto ele se desenvolve dentro da madeira.


Por fim empilhamos as toras inoculadas em uma área de sombra e umidade. O Shiitake é um cogumelo de floresta, muito adequado à sistemas agroflorestais e ao clima tibano.


Agora só precisamos esperar por volta de um ano para colher os primeiros Shiitakes do TIBÁ! Mas até lá vamos expandir o nosso cultivo sempre que tivermos madeira disponível e experimentar com outras espécies.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bem-vindos ao Blog do TIBÁ

Nesse espaço você vai saber o que está rolando no reino do TIBÁ!

Vamos manter atualizações sobre o nosso dia-a-dia com fotos, informações, planos, projetos, sonhos e piadas. O TIBÁ nunca pára!