quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bason no Pouso da Cajaíba


Depois da incrível vivência no Sítio São José, o nosso grupo seguiu para o Pouso da Cajaíba. Hoje vamos mostrar um pouco da nossa experiência com a comunidade do lugar, que já faz parte na nossa família tibana.


Cooperadores:

Cristian
João Paulo
Júnia
Rosa Vinícius

Característica: Região litorânea, área de mata secundária em uma APA. A comunidade é apoiada pela UFRJ.

Visita na casa de Francisco Sobrinho para construção do BASON na comunidade caiçara. Local de cultura tradicional da pesca e agricultura familiar.


Comunidade sem acesso a rede elétrica que usa, como opção, um gerador a óleo diesel e um painel solar. O sistema de saneamento é com fossas convencionais ou simplesmente despejo in natura. O sistema de captação de água e abastecimento é rústico, mas a qualidade da água consumida é boa, vinda de uma nascente próxima.


Pela carência de tratamento de esgoto, achou-se interessante adotar um sistema de saneamento ecológico. A opção escolhida foi modelo de banheiro seco chamado BASON.

O local será um centro interativo que acomodará um Instituto de Permacultura Caiçara. Um local agregador e modelo para a população da região.


A UFRJ apoia essa comunidade caiçara há três anos, realizando um trabalho de conscientização e educação ambiental. O projeto desenvolvido pelos estudantes da Universidade é chamado "Raízes e Frutos".

A comunidade se encontra em um local isolado, cujo único acesso é feito por barcos em uma viagem que dura cerca de 3 horas.


20 de Maio de 2010 (quinta)

Quando a equipe do TIBÁ chegou, as placas já estavam prontas para a montagem, o que facilitou o processo de construção.


Houve alguma dificuldade na determinação da medidas e da resistência das placas. Após algumas tentativas, as medidas ideais foram encontradas e as placas montadas.


Logo em seguida foi estipulado um prazo de secagem da massa (1 semana) para que a última peça possa ser encaixada (Placa A do BASON).


O BASON deve ser montado deitado. A massa das placas foi feita com areia da praia, isso pode influenciar no tempo de vida do objeto.

3 comentários:

  1. Valeu galera!! Só um detalho, o Projeto de extensão é Raizes e Frutos e não Frutos e Raízes!Valeu pela força, tamo junto beijos Mel e Mateus.

    ResponderExcluir
  2. Correção feita! Valeu Mateus, desculpa a demora.

    ResponderExcluir
  3. Chico, o blog está bárbaro. Vou distribuir pra minha lista. Quero passar uns dias aí no Tibá pra conhecer mais de perto esse trabalho importante de vocês. Cumprimente todos por mim. Parabéns! Denise

    ResponderExcluir