quarta-feira, 28 de abril de 2010

Forno de Adobes

A construção da casa no mirante continua a todo vapor! Logo vamos começar a levantar as paredes e a primeira fiada vai precisar de adobes queimados. Por isso o Christian, nosso especialista em cerâmicas, construiu um forno.


Primeiro alguns adobes foram empilhados com espaço suficiente para que as brasas se acumulem entre eles. Em cima deles foram colocados outros, dessa vez mais juntos. Uma pilha com cento e cinquenta adobes foi montada no interior do forno.

















Em seguida subimos as paredes, simplesmente empilhando os adobes. Até a porta foi feita só com a amarração dos tijolos. São por volta de duzentos adobes nas paredes que também foram queimados com o forno aceso. Por fim telhas inteiras e quebradas foram apoiadas por cima de tudo.















Foram quase vinte horas de lenha queimando. Mas são muitos adobes grandes e maciços e a temperatura não é uniforme no interior do forno. Por isso amanhã um segundo forno vai ser feito nos mesmos moldes, mas menor, para uma segunda queima dos tijolos que ainda estiverem crús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário