quarta-feira, 5 de maio de 2010

Adobes Mil


A galera acabou de voltar do Festival Nova Terra! Foi uma experiência única onde nos conectamos com várias tribos do Brasil e do mundo, todas trabalhando para transformar o nosso planeta em um lugar mais bonito, saudável e equilibrado. Assim que acabarmos de trocar fotos e histórias a gente conta para vocês (quase) todas as experiências que rolaram nesse evento e nas feiras das quais o TIBÁ está participando.


E agora que voltamos, a fábrica de adobes está funcionando de novo a todo vapor! A obra está caminhando bem, terminamos o piso de cascage do lado direito e semana que vem esperamos começar a assentar os adobes queimados nessa área.


Nós estamos tirando a terra do barranco atrás da casa. Raspando com a enxada não precisamos peneirar e ela é jogada direto na lona onde nós pisamos a massa.


Carregar o esterco da nossa mula até a obra é uma pequena prova de força diária. Mas tudo ajuda a manter os tibanos em forma. A areia para a massa está ao lado, mas já começa a escassear. Depois de misturar os ingredientes secos, nós molhamos tudo, quando há tempo, pisamos e depois deixamos curtir durante a noite.



No dia seguinte é só pisar um pouco mais e começar a produzir os adobes, que estão sendo feito em dois tamanhos: grande e enorme. Com uma cama de massa com 3 carinhos de terra, 1 de esterco e 1 de areia nós fazemos por volta de 100 adobes. E agora, com duas ou três pessoas na fábrica, nós terminamos duas cama dessas a cada três dias.


Preparem-se para mais notícias da casa no mirante e um vídeo com um time-lapse das paredes subindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário